15 julho, 2015

PONTO DE CULTURA LANÇA EDITAL PARA SELEÇÃO DE ALUNOS PARA CURSO DE INICIAÇÃO TEATRAL

O projeto Ponto de Cultura Diálogos Culturais, iniciou suas atividades desde junho e ao longo dos quatro anos de convênios, pretende realizar três cursos de iniciação sendo eles teatro, música e dança, além de oficinas de interlocução entre as distintas áreas como forma de preparação dos jovens para a atuação nas respectivas áreas e iniciação ao mercado cultural como escolas municipais, estaduais e instituições. Além de um produto cultural para circulação no estado, que resulte do dialogo das três áreas culturais. 
Neste mês de julho está sendo lançado o edital de seleção para o primeiro curso de uma leva de três, nesse momento o curso ofertado é o de iniciação teatral, as inscrições começam dia 17 e vão até o dia 31 de julho a previsão de inicio das aulas é dia 28 de agosto. Segue abaixo edital e instruções para inscrição de interessados.

EDITAL Nº 001/2015
PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO DE ALUNOS NO CURSO DE INICIAÇÃO TEATRAL DO PONTO DE  CULTURA DIÁLOGOS CULTURAIS

O Ponto De  Cultura Diálogos Culturais, promovido pela Companhia Teatral Mestres da Graça em convenio nº 023/2014 Secult-AL de 19/12/2014, com a Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas e Ministério da Cultura, torna pública a abertura de inscrições e demais informações para o Processo Seletivo para ingresso de alunos no curso de Iniciação teatral.

1. DO PROJETO
O Ponto de cultura Diálogos Culturais tem como principal objetivo a formação cultural, por meio da construção de cultura de transformação com jovens e adolescentes entre 13 a 28 anos, possibilitando formação de habilidades em linguagens artísticas, inicialmente, tendo em sua grade curricular o Teatro seguido da Música e a dança. Para tanto, a formação se dará com aulas semanais distribuídas em duas turmas de 08 horas num período de 03 meses. Esses alunos por sua vez serão responsáveis, num segundo momento, pela disseminação dessa cultura artística em suas comunidades através de um produto cultural.

2. DO NÚMERO DE VAGAS E DOS REQUISITOS BÁSICOS
Serão oferecidas até 80 vagas a jovens e adolescentes:
·         Nascidos entre 01/01/1987 e 31/12/2002, ou seja, com idade entre 13 e 28 anos a completar durante 2015;
·         Que estejam matriculados no sistema de ensino regular (a não ser que já o tenham concluído);
·         Que se interessam em receber uma formação artística na área de Teatro;
·         Que tenham disponibilidade para frequentar as aulas às sextas-feiras, sábados ou domingos;

3. DA ABERTURA E DAS INSCRIÇÕES
Os interessados que cumpram os requisitos básicos deverão preencher e entregar a ficha de inscrição (Anexo I), optando por uma das seguintes formas:

·         Entre os dias 17 a 31/07/2015 através do site www.ciamestresdagraca.org onde deverá preencher o formulário online de inscrição e enviar.
·         Para os que não possuir acesso a internet, entre os dias 27/07/2015 a 31/07/2015 na Sede do Ponto de Cultura, Rua: Pio XII,(na rua ao lado do Pio XII velho na antiga pastoral da Criança)  - Alto do Cruzeiro – Palmeira dos Índios - AL - CEP 57600-550, das 13h00 ás 17h00.
·         Os dados obrigatórios da ficha de inscrição deverão ser completamente preenchidos.
·         Os inscritos na sede do Ponto de Cultura Diálogos Culturais receberão um comprovante no ato da inscrição e os que fizerem pela internet receberão um e-mail de resposta.
Ambos receberão um número de inscrição. Com o comprovante e número de inscrição o concorrente poderá dar continuidade ao processo seletivo.

4. DO CALENDÁRIO
O processo seletivo terá como datas base:
17/07/2015 Início das inscrições
27/07/2015 inicio das inscrições presenciais
31/07/2015 Final das inscrições online e presenciais
07/08/2015 1ª etapa: Divulgação da lista dos selecionados
10 a 14/08/2015 2ª etapa: Matrícula dos selecionados
21/08/2015 3ª etapa: Aula Inaugural
28, 29 e 30/08/2015 Início das aulas

5. DO PROCESSO DE SELEÇÃO
O processo de seleção constará de Três etapas:

1ª etapa: divulgação da lista dos selecionados

·         Os selecionados serão divulgados via site ( www.ciamestresdagraca.org ), redes sociais, rádios locais e afixado em mural na sede do Ponto de cultura;

2ª etapa: Matrícula dos selecionados

·         A presença será obrigatória. O não comparecimento será entendido como desistência do processo de seleção;
·         Na matricula será apresentado o projeto e definidos os grupos e horários, dentre os três dias previstos;
·         A matrícula deverá ser feita entres os dias 10 a 14/08/2015 no espaço do Ponto de Cultura Diálogos Culturais, das 08h00 às 17h00.
·         Para a matrícula será necessária a presença de um responsável, em caso de candidatos menores de 16 anos.
·         Serão exigidos no ato da matrícula:
a)     Cédula de identidade ou outro documento oficial com foto (cópia e original);
b)    Cartão CPF (cópia e original) caso tenha;
c)     Certidão de nascimento (cópia e original);
d)    02 Fotos 3x4(atuais);
e)     Comprovante de residência atual (cópia e original);
f)     Atestado de matrícula no ensino regular ou comprovante de conclusão do ensino médio (cópia e original);
g)    Carta de interesse a ser preenchida no ato da matrícula.
·         Caso algum dos selecionados não compareça para realização da matrícula, outro candidato será chamado para suprir a vaga existente. Isso ocorrerá no dia 17/08/2015, O Projeto entrará em contato com o candidato, por isso é importante que os contatos preenchidos na ficha de inscrição estejam atualizados e disponíveis.
·         É necessário levar consigo o comprovante de inscrição.
·         Somente poderão participar da matricula os selecionados divulgados pelo Ponto de Cultura, ambos devidamente identificados.

3ª etapa: Aula Inaugural

·         Os alunos participarão de uma workshop voltado ao teatro a ser realizado, no Auditório da Casa Museu Graciliano Ramos.
·         O workshop será um momento coletivo onde os alunos receberão orientações sobre interpretação, de modo expositivo e prático.
·         O workshop tem caráter obrigatório, em caso de falta não justificada antecipadamente a coordenação do Ponto de Cultura, o aluno poderá ter sua matricula suspensa do curso

6. RECURSOS
Não caberão recursos já que no momento da inscrição o candidato se declara ciente das condições e critérios desse processo seletivo.

7. DISPOSIÇÕES FINAIS
·         Fatos omissos a esse edital serão resolvidos pela Coordenação do Ponto de Cultura e divulgados posteriormente;
·         Todas as informações estarão disponíveis no site www.ciamestresdagraca.org  ou através dos telefones (82) 99936-8387  99964-9951  3421-4226. Dúvidas pelo e-mail ciamestresdagraca@hotmail.com .

O presente edital entra em vigor no ato de sua publicação.


Palmeira dos Índios, 15 de Julho de 2015.


                    Alex Ricardo da Silva
          DIRETOR PRESIDENTE DA CTMG


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